As Oito Forças do Líder Exemplar

Por: Wilson Mileris 27 de setembro de 2021

Desafios que os líderes precisam enfrentar para turbinar sua influência em um cenário volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Equipar empresas para enfrentar o futuro exige a redefinição do papel da liderança. Precisamos de líderes capazes de mobilizar os outros mesmo sem ter autoridade formal. O tempo está acabando para aquele chefe que é rígido disciplinador, o grande visionário da equipe que comanda e o tomador de decisões onisciente, ou seja, aquele que sabe tudo e tem conhecimento absoluto sobre tudo.

O propósito deste blog é auxiliar as pessoas – sejam gestores, sejam pais ou participantes individuais – a tirar o máximo partido de sua capacidade de liderar.

As oito forças do líder exemplar são:

  1. Autoconsciência
  2. Autogestão
  3. Credibilidade
  4. Ser exemplar
  5. Visualizar o Futuro
  6. Inovação
  7. Treinar
  8. Reconhecer e Comemorar

Desde 1984, quando eu tinha 35 anos de idade, venho pesquisando sobre experiências bem-sucedidas de liderança pessoal, e descobri que existem inúmeras experiências de como diversos líderes mobilizam outras pessoas para realizarem coisas extraordinárias em praticamente qualquer área de atividade organizada. Elas estão espalhadas por toda parte, em empresas lucrativas e em sociedades sem fins lucrativos, no governo e nos negócios, em áreas tão diversas como saúde, educação e no cotidiano de uma maneira geral. A liderança não reconhece limites raciais ou religiosos, nem étnicos ou culturais. Encontrei exemplos de liderança exemplar e m todos os lugares que dirigi meu olhar.

Analisando centenas de experiências bem-sucedidas de liderança, descobri que pessoas comuns que orientam outras em trajetórias vitoriosas adotam as 8 forças do líder exemplar. Observei que a maioria dos líderes que analisei, quando estavam em seu desempenho máximo, exibiam certos comportamentos e práticas. Rotulei-as de 8 forças do líder exemplar. Vamos a elas:

  1. AUTOCONSCIÊNCIA

Os líderes de elevada autoconsciência mantêm-se em sintonia com seus sinais internos, reconhecendo como seus sentimentos os afetam e ao seu desempenho profissional. Permanecem em harmonia com seus valores básicos e são capazes de intuir o melhor curso de ação, conseguindo enxergar a situação geral por trás de um cenário complexo. Costumam conhecer bem suas limitações e seus pontos fortes e percebem com facilidade sob que aspectos precisam aprimorar-se, e são receptivos a críticas e feedback. O líder autoconsciente possibilita o conhecimento exato de suas capacidades permitindo que ajam dentro dos seus limites. Possibilita também a consolidação da autoconfiança favorecendo a aceitação de bom grado de uma missão difícil. Em geral, possuem um senso de presença e uma segurança que os leva a se destacar dentro de um grupo.

  • AUTOGESTÃO

Os líderes dotados de autogestão aprenderam a lidar com sentimentos de estresse de uma maneira efetiva, para que não atrapalhem o seu curso da vida. E ao mesmo tempo ter consciência das emoções negativas e administrar seus impulsos e emoções mais perturbadoras buscando canalizá-las de forma proveitosa. Aprendem a lidar com várias demandas simultaneamente sem perder seu foco ou energia e sentem-se à vontade com as ambiguidades inevitáveis da vida organizacional. Suportam as adversidades de cabeça erguida, enxergando nos reveses oportunidades.

  • CREDIBILIDADE

Os líderes dotados de credibilidade reúnem quatro características fundamentais para que eles sejam mensageiros confiáveis. Sabemos que, se você não confia no mensageiro, não confiará na mensagem. E as características fundamentais são: honestidade, proatividade, capacidade de inspirar e competência. Dessas quatro características básicas, três formam o que os comunicadores chamam de “fonte de credibilidade”. Líderes, jornalistas, vendedores, médicos ou pastores, segundo os cientistas sociais, são avaliados conforme três critérios: a confiabilidade que inspiram, seu domínio da área e seu dinamismo. Aqueles que alcançam maior pontuação nesses itens são considerados as fontes de informação mais confiáveis. Observe como são surpreendentemente semelhantes essas três características com as qualidades essenciais do líder exemplar, a honestidade, a competência e a capacidade de inspirar – três das quatro características dos líderes críveis. Podemos deduzir que as pessoas desejam seguir líderes que sejam confiáveis. Em suma, a credibilidade é um dos principais fundamentos da liderança.

  • SER EXEMPLAR

Os líderes exemplares aproveitam qualquer oportunidade para mostrar, com o próprio exemplo, que estão profundamente comprometidos com seus valores e aspirações. Eles sabem que ninguém vai acreditar em sua seriedade enquanto não o vir fazendo as coisas que pede aos outros para fazer. Sabem também que liderar pelo exemplo é a forma que têm de dar concretude a visões e valores. É sua maneira de provar que estão pessoalmente comprometidos. Ser exemplar é tudo o que de mais importante se pode fazer. É fazer com que seus atos falem mais alto que suas palavras. É pôr em prática o que se prega. É cumprir os compromissos. É honrar as promessas. E falar e fazer.

  • VISUALIZAR O FUTURO

Os líderes precisam desenvolver a capacidade de visualizar o futuro. Quando o líder visualiza o futuro que deseja para ele e para os outros, e quando ele pensa seriamente no legado que quer deixar, ele amplia sua competência de visualizar o futuro. Os líderes exemplares são proativos. Eles têm a capacidade de visualizar o futuro, de olhar para além dos horizontes do tempo e imaginar as grandes oportunidades que estão por vir. Eles veem algo que está lá na frente, vago como possa parecer a distância, e imaginam que coisas extraordinárias podem acontecer, e que as coisas comuns podem tornar-se nobres. Eles são capazes de concretizar uma imagem ideal e única do futuro para o bem comum.

  • INOVAÇÃO

Inovação e liderança são palavras quase sinônimas. Os líderes são inovadores; os inovadores são líderes.  A inovação significa melhorar algo, seja trazendo uma ideia completamente nova, ou melhorando processos, metodologias e jeitos de se fazer alguma coisa. Não há mudança sem liderança. O trabalho dos líderes exemplares é mudar. E toda mudança exige que os líderes busquem ativamente formas de crescer, melhorar, inovar e tornar as coisas melhores. Os líderes não precisam mudar a história, mas devem mudar a mesmice na forma de gerir negócios. Os líderes sempre devem indagar: “O que há de novo?”; “O que vem agora?”; “O que é melhor?”; sempre buscando oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento. A busca por ideias mais inovadoras raramente é dos líderes. Elas estão em toda parte, e os melhores líderes olham à sua volta para identificar os lugares onde as ideias revolucionárias estão vindo à luz. Os líderes exemplares são dotados não somente de insights, mas também de uma visão aguda para a inovação. É lá que está o futuro.

  • TREINAR

Os líderes sabem que não conseguem nada sozinhos. A liderança não é uma carreira-solo, mas um trabalho em grupo. Eles aumentam a colaboração criando clima de confiança e facilitando relacionamentos. Para aumentar a colaboração e fortalecer as pessoas, os líderes precisam capacitar todos a agir com eficácia. Líderes exemplares têm uma meta chave que é a de formar uma equipe coesa e colaborativa, tendo como quadro de referência a confiança. Os líderes só ganham o respeito de suas equipes quando instilam senso de confiança nos colaboradores e dão liberdade para chegarem às suas próprias conclusões. Para realizar coisas extraordinárias, o líder deve promover um senso de dependência mútua. Sem esse senso de “Estamos todos juntos nesse negócio”, é impossível manter o espírito de equipe. Os líderes exemplares fortalecem todos da equipe criando uma onda positiva com o poder e a responsabilidade sendo transferidos a outros, e as pessoas agindo corretamente.

  • RECONHECER E COMEMORAR

A subida até o topo é árdua e íngreme. As pessoas sentem-se cansadas, frustradas e desiludidas. Ficam tentadas a desistir. Os líderes reconhecem as contribuições recebidas mostrando apreço pela excelência individual. Atos sinceros de cuidado com as pessoas levantam o moral e fortalecem a coragem. Em todas as equipes vencedoras os membros precisam compartilhar o resultado dos seus esforços. Por isso os líderes comemoram os valores e as vitórias criando um espírito de equipe.

Com o reconhecimento e a comemoração, os líderes mostram às pessoas que elas têm importância e que suas contribuições são vitais para o sucesso de todos. O reconhecimento é fundamental e muitas vezes esquecido – portanto líderes, fiquem atentos e nunca esqueçam de dizer “obrigado”.

Publicado em: 27 de setembro de 2021 por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vamos Conversar?