Como Manter sua Equipe com Garra, Energia e Brilho

Por: Wilson Mileris 22 de outubro de 2021
Whatsapp Image 2021 10 28 At 12.37.00 1

Para manter sua equipe motivada é preciso que você domine três ferramentas não-financeiras eficazes. São elas:

Reconhecimento

Reconhecimento significa a confirmação de bons resultados e o reforço de desempenho positivo. Os líderes reconhecem e recompensam o que os indivíduos fazem para contribuir com a visão e os valores. Bons líderes expressam sua apreciação de forma bem mais ampla que o sistema formal de avaliação de desempenho da empresa. Eles dizem “obrigado”, seja enviando bilhetes, entregando pessoalmente prêmios, ouvindo sem interromper, eles descobrem o que é encorajador, conversam com seus liderados e reconhecem todo tipo de contribuição. Líderes exemplares sabem que todos precisam de combustível emocional para abastecer seus espíritos. Sabem também que todos precisam de vontade de continuar e da coragem para prosseguir em sua jornada.

Comemoração

A comemoração mostra a todos a importância das suas contribuições para o sucesso de todos. Ao comemorar as conquistas de forma visível e em locais de reunião, os líderes criam o senso comunitário e mantêm o espírito de equipe. A interação social aumenta o comprometimento das pessoas com padrões grupais e têm um efeito profundo sobre seu bem-estar. Eis duas ações que podem ser adotadas para comemorar os valores e vitórias de uma forma eficiente: 1) Planeje uma comemoração o mais rápido possível para demonstrar coragem, espalhar alegria e cuidar das pessoas, dos produtos e dos processos. 2) Reforce os valores-chave nas comemorações. Esteja preparado para, em qualquer oportunidade, reforçar a cultura e pergunte-se constantemente: Que valores devemos exaltar? Que visões desejamos  querem realizar? Que comportamentos queremos reforçar?

Visão Compartilhada

Alguns líderes supõem que é sua visão que importa e, se a visão é deles, eles é que têm de criá-la, certo?

Errado! Não é isso que os comandados esperam. Sim, é claro, os líderes devem ter uma visão do futuro aos outros. O que as pessoas desejam realmente ouvir não é tão somente a visão do líder. Elas também querem falar de suas próprias aspirações. Elas querem saber como seus sonhos se tornarão realidade e suas esperanças serão satisfeitas.

Os líderes exemplares sabem que não podem mobilizar as pessoas para viajarem voluntariamente a lugares aonde não desejam ir. Tenha o tamanho que tiver o sonho de um visionário, se as outras pessoas não virem nele a possibilidade de realizar seus próprios sonhos e desejos, elas não o seguirão de boa vontade. Os melhores líderes compreendem que sua tarefa fundamental é inspirar uma visão compartilhada, e não vender sua visão particular do mundo.

Wilson Mileris

Publicado em: 22 de outubro de 2021 por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vamos Conversar?